O que fazer se você mal entende a língua italiana?
Se você é uma pessoa que tem vontade de aprender, mas não consegue entender a língua italiana, então esse artigo é para você. Nele, separamos algumas dicas que poderão te ajudar no processo do aprendizado.
Dessa forma, poderá entender de uma vez por todas, uma das línguas mais bonitas e mais estudadas do mundo!
Dicas para entender a língua italiana
Imagem (italiachiamaitalia)
Então, vamos para as dicas para entender melhor essa língua:
1. Siga as etapas
Antes de mais nada, para entender uma língua é preciso começar seu estudo do início, ou seja, através do alfabeto básico, pronúncia das letras, formação de sílabas.
Isso porque, assim como nós aprendemos a língua portuguesa com a pronúncia e o alfabeto, aprender uma nova língua, deverá acontecer da mesma forma.
Dessa forma, procure aprender através de materiais que tenham métodos que sejam realmente efetivos, e ajudem a aprimorar e desenvolver a pronúncia da língua italiana.
2. Revise o conteúdo
E, a segunda dica não poderia ser outra, a não ser sobre a revisão dos estudos. Isso porque, tudo aquilo que estudamos, deve ser revisado com frequência para que o cérebro consiga guardar o conteúdo.
Nesse sentido, depois de um período aproximadamente de noventa dias, é comprovado que o cérebro humano consegue armazenar cerca de 80% do conteúdo estudado, quando revisado diversas vezes.
E, uma dica para memorizar, é escrever cada palavra 12 vezes, para que seja guardada com maior precisão. Então, não tenha preguiça e comece a treinar hoje mesmo, revisando o conteúdo da forma recomendada.
Sendo assim, aprender a língua italiana não é tão complicado quanto parece, basta que se tenha paciência para seguir as etapas, e revisá-las, ainda que não pareça necessário.
3. Estude o vocabulário
Imagem (nuovoeutile)
Para aprender uma nova língua, estudar o vocabulário é fundamental, por exemplo, você pode criar uma lista com as palavras aprendidas.
Nesse sentido, você conseguirá entender melhor músicas, textos, filmes, pois, terá suas palavras guardadas para consultar sempre que achar necessário.
Dessa forma, usar métodos como os mnemônicos ajudam a memorizar as palavras do vocabulário italiano, assim como, revisar essas palavras como citamos na dica anterior, e, também pode usar métodos como associar a palavra em questão a uma história engraçada ou exagerada, por exemplo.
4. Ouça o idioma
Outro método de aprender a língua é treinar através de músicas italianas e sons do idioma. Isso porque, já é comprovado que as músicas ajudam a guardar os conteúdos estudados no cérebro com mais facilidade.
Dessa forma, através de plataformas como Spotify e o Youtube, há diversas músicas que podem ser encontradas em italiano, para se ouvir e cantar junto, assim como, treinar a pronúncia.
Sendo assim, ouvir o idioma através de filmes, programas de televisão, áudio-aula de cursos de idiomas, além das músicas, ajudará a guardar os conteúdos, já que desse modo, várias palavras costumam ser repetidas.
Desse modo, há também métodos que ajudam no estudo da língua, por exemplo, o “shadowing” é um método que funciona da seguinte forma:
- Coloque fones de ouvido com o idioma sendo falado e saia de casa;
- Em seguida, enquanto escuta o áudio, comece uma caminhada rápida ou mesmo corrida;
- Depois, ainda enquanto caminha, repita em voz alta e clara tudo aquilo que estiver escutando do idioma, sempre repetindo com frequência.
Esse método é considerado eficaz porque a pessoa conseguirá associar o movimento com o idioma, e assim não prenderá o foco apenas em guardar o idioma, mas simplesmente estará memorizando sem perceber.
Dessa forma, ajudará a desenvolver habilidades de audição, mas, lembre-se de escutar áudios curtos para que consiga entender por completo, e fazer as repetições.
5. Use a internet para entender a língua italiana
Essa dica é para as pessoas que dão desculpas de que não têm dinheiro para aprender uma nova língua. Na internet existem várias opções pagas, mas, também gratuitas para aprender a língua italiana.
Então, não deixe de aprender por desculpas que você mesmo se dá. Para isso, procure séries, filmes, músicas, textos, jogos, aplicativos para celular, e até mesmo, cursos gratuitos que tenham a língua italiana.
E, ainda na internet, leia textos em italiano: Isso porque, a leitura ajuda a aprender termos falados pelos italianos que não conseguimos aprender em cursos tradicionais da língua italiana.
Uma dica é começar a leitura por livros infantis, por serem criados para crianças que ainda estão entendendo a própria língua, irá auxiliar nos seus estudos.
6. O pouco que funciona
Imagem: (youget.it)
É certo que não adianta estudar dez horas por dia, e depois ficar meses sem nem tocar no material de estudos da língua. Isso porque, depois de dois dias de estudos, o cérebro esquece tudo que foi transmitido.
Então, procure estudar um pouco todos os dias, ainda que seja uma hora por dia, valerá mais do que várias horas, uma única vez na semana ou no mês.
Dessa forma, entenda que o aprendizado deve ser pautado, acima de tudo, em ser uma atividade que dê prazer, e não seja desgastante. Para isso, procure formas interessantes para que o cérebro assimile o estudo a algo positivo!
7. Treine
E, essa dica não poderia ficar de fora, já que faz parte do estudo de qualquer idioma: Treine!
Para praticar um novo idioma, o treino é a principal tarefa para que a língua seja entendida, de uma vez por todas, mesmo que tenha dificuldades. Portanto, quanto mais vezes você estudar esse idioma, mais fácil ele se tornará a cada novo encontro.
Dessa forma, não hesite em treinar com outras pessoas, até mesmo com nativos da língua italiana, mas, esteja sempre aberto a críticas construtivas, já que, provavelmente, você falará palavras erradas.
8. Converse com nativos
Para aprender um idioma, você precisa, acima de tudo, falar o idioma. Então, procure aprender expressões idiomáticas, provérbios e termos falados pelos próprios italianos na língua italiana, quando possível.
E, se não for possível treinar com italianos, procure cursos de idiomas que tenham professores nativos, ou, que pelo menos já estiveram com nativos.
Dessa forma, ainda não que você não seja fluente no idioma, poderá aprender termos que somente os próprios italianos conhecem, e você não conseguirá aprender em cursos tradicionais.
9. Tenha um dicionário de qualidade
Essa é outra dica que merece destaque, por se tratar do material de estudo mais importante quando se quer aprender um novo idioma. Então, tenha um dicionário italiano de qualidade.
E, para isso, não é necessário gastar muito dinheiro, podendo encontrar até mesmo de forma gratuita pela internet, de diversas formas e módulos, sempre de acordo com a preferência de cada pessoa.
Dessa forma, quando encontrar uma palavra nova, bastará marca-la no próprio dicionário e assim, descobrir sua definição e um exemplo de uma palavra que seja sinônima.
Há também dicionários que são ilustrados, para que o estudo se torne mais simples, como no caso de dicionários para aprender o idioma japonês, por exemplo, porém, opte sempre pelo que for melhor para você.
Em suma, a língua italiana não é uma língua difícil de se aprender, mas, é preciso tempo e paciência, assim como qualquer outro aprendizado novo. Dessa forma, não queira correr contra o tempo e pular etapas, comece de forma devagar, mas seja consistente.
Nesse post você descobriu o que fazer se ainda mal entende o idioma italiano. Deixe um comentário e compartilhe!
Share this content:
Deixe um comentário