Fique livre de situações constrangedoras em restaurantes, hotéis e aeroportos italianos com essas 5 dicas
Viajar para outro país é uma experiência maravilhosa, mas desde que você saiba exatamente como reduzir a quantidade de perrengues e situações constrangedoras, porque elas realmente existem.
Geralmente as situações constrangedoras ocorrem principalmente por conta do vocabulário. Por isso, se liga nessas 5 dias para você não passar vergonha em restaurantes, hotéis e nem aeroportos da Itália!
Pesquise sobre vocabulário
Essa primeira dica é essencial para que você entenda exatamente por onde começar antes da sua viagem. Basicamente, o ideal é que você pesquise mais sobre o vocabulário específico para restaurantes, hotéis e também aeroportos. Assim, por meio desta pesquisa você já estará mais acostumado com o vocabulário, reduzindo as chances de passar por perrengues!
Algumas dicas básicas para você levar em consideração com relação ao vocabulário: ospedale (hospital), albergo (hotel), ristorante (restaurante), aeroporto (aeroporto) e passaporte (passaporto).
Os banheiros na Itália
Quem mora no Brasil pode pensar que os banheiros são iguais ao redor de todo o mundo, mas é exatamente por isso que você precisa saber sobre uma coisa sobre a Itália antes de chegar lá.
Basicamente, saiba que todas as casas lá possuem bidê, mas uma coisa muito marcante que você verá em restaurantes, hotéis, aeroportos e muitos outros banheiros públicos por lá é: a turca!
A turca é nada mais do que um buraco no chão com demarcação para que você saiba onde colocar os pés e, por isso, ela substitui o vaso sanitário. Com certeza seria bem constrangedor caso você não soubesse que isso é normal, não é?
Alguns vocabulários interessantes relacionados ao banheiro são: lavandino (pia), toalha (asciugamano) e sabonete (sapone).
A gorjeta no restaurante
Aqui no Brasil damos 10% de gorjeta para os garçons e isso é opcional, ou seja, a pessoa pode escolher se quer ou não dar aquele valor a mais na compra.
Na Itália a gorjeta também não é obrigatória, mas recomendamos que você dê o valor caso o atendimento seja bom, já que mesmo ela não sendo obrigatória ela ainda faz parte da cultura no país!
Logo, caso você tenha alguns euros sobrando no bolso vale a pena servir uma gorjeta para uma pessoa que prestou um bom serviço enquanto você estava no restaurante.
Documentação no aeroporto
Uma situação que pode ser considerada extremamente constrangedora é aquela em que você chega na imigração e não tem todos os documentos que o policial está pedindo, o que pode ser muito corriqueiro. Por esse motivo, é de extrema importância que você faça uma lista com todos os documentos necessários para a sua viagem de acordo com o propósito dela.
Sempre entre no site da imigração e consulte exatamente o que é necessário, assim você se poupa de situações constrangedoras e também de nervoso!
Vocabulário básico
Por fim, é interessante que você saiba algumas frases básicas para poder utilizar nesses ambientes, até mesmo porque saber o idioma em determinadas situações passa uma maior confiança para os italianos.
Então, pegue um papel e uma caneta e anote as seguintes frases:
- Ecco il mio passaporto (aqui está o meu passaporte);
- Voglio un tavolo per 2, per favore (quero uma mesa para 2, por favor);
- Il numero della stanza è… (o número do quarto é…);
- Il numero del tuo volo è… (o número do seu vôo);
- Io sono in Italia per studiare / viaggiare (eu estou na Itália para estudar / viajar).
Assim, essas são algumas frases interessantes que você pode utilizar em situações de urgência ou de necessidade na Itália, até porque é uma excelente ideia aprender mais sobre a cultura do país por meio do idioma.
Logo, seguindo essas 5 dicas você com certeza irá reduzir muito as chances de passar por uma situação constrangedora na Itália, coloque-as em prática e aproveite muito a sua viagem em seguida!
Nesse post você aprendeu sobre como se livrar de situações constrangedoras por ainda não conhecer muito bem o idioma italiano, em lugares essenciais, como restaurantes, hotéis e aeroportos. Deixe seu comentário, dizendo como você “se vira” quando viaja para a Itália e ainda não tem o domínio da língua, ou então compartilhe esse artigo.
Share this content:
Deixe um comentário