Você sabe como falar as cores em italiano?

Você sabe como falar as cores em italiano?

Conhecer um segundo idioma é sempre um diferencial na vida de qualquer pessoa. E para se aprender é necessário começar a conhecer um pouco mais a cada dia, você quer aprender? E hoje você vai conhecer um pouco mais sobre as cores em italiano

Você sabia que o italiano tem a mesma raiz que o português? Nossa língua vem do latim, assim como o italiano também, desse modo, existem similaridades. Assim, algumas regras gramaticais são próximas, isso facilita o aprendizado, principalmente para nós brasileiros. 

Um exemplo que fica claro essa aproximação de regras gramaticais, é a combinação entre o adjetivo com o substantivo. Da mesma forma que no português, no italiano é necessário que exista a combinação do gênero. Se o substantivo é masculino, o adjetivo deve acompanhar. 

Veja uma pequena lista das palavras e perceba a proximidade com o português

A lista de palavras que daremos a seguir mostra como as cores em italiano são próximas em sua grafia das cores em português. Desse modo, você não terá muitas dificuldades em aprender, e até mesmo se lembrar. Basta fazer a leitura e perceberá como são parecidos. 

Caso você queira dizer a cor, deve usar o “il colore”, nada distante de nosso português. E mais do que isso, simples de pronunciar, não tem aquelas palavras difíceis de pronunciar. Percebeu como não vai ser difícil aprender as cores em italiano?

Veja essa verdade com as cores. Vermelho é “rosso”, apesar da grafia ser distante, não é difícil lembrar. Laranja é “arancione”, já é mais parecido, enquanto amarelo é “giallo”. Desse modo, chegamos no verde, que é verde mesmo, o azul é “blu”, e o azul claro é “azzurro”. 

Outras cores em italiano para você conhecer e aprender

A princípio, algumas cores são mais parecidas com o português, porém, mesmo as que são mais distantes não são difíceis. O azul escuro é “blu scuro”, violeta é “viola”, e rosa não muda, é rosa mesmo. Marrom é “marrone”, o preto é “nero”, e branco é “bianco’, vê a proximidade?

Desse modo, se você quiser dizer vermelho escuro, deve usar o “rosso scuro”. Porém, se for o vermelho claro, será “rosso chiaro”. Claro que apesar da proximidade não é igual. A pessoa que tiver interesse em aprender as cores em italiano deve fazer exercícios para memorizar. 

Primeiramente, o estudioso deve fazer combinações com as cores, isso ajudará a memorizar. Grave as cores mais aproximadas, depois memorize as cores com grafia mais distante. Mas você perceberá que não será difícil aprender as cores em italiano. 

Conheça um pouco mais sobre o idioma falado na Itália

O italiano não é a única língua falada na Itália, contudo, desde 1861 é o idioma oficial. Isso ocorreu desde a unificação do país. O italiano é o idioma do Vaticano, de San Marino e na Suíça. Mas na Suíça, outros idiomas são falados juntamente com o Italiano. 

Além do italiano, o país fala outros 21 idiomas, entre línguas e dialetos. Essa variedade mostra o quanto existe dentro dos países as diferentes culturas. Isso acaba ficando claro quando sabemos da variedade de idiomas dentro de um só país.

No Brasil temos nossas diferenças culturais, alguns sotaques diferentes nas mais diversas regiões. Em nosso país continental, o sul tem suas peculiaridades, assim como o nordeste e em cada região. Mas com exceção dos índios, todos falamos o mesmo idioma. 

Conheça a relação dos locais e idiomas falados na Itália

Caso você esteja planejando uma viagem à Itália, é muito bom saber onde você poderá falar italiano. Como a lista não é pequena de locais e de idiomas, faremos uma lista abaixo. Veja os locais e idiomas falados na Itália e planeje sua viagem com segurança. 

  1. Vêneto: Veneza e Sardenha.
  2. Sardo: Sardenha.
  3. Friulano: Friul, Veneza. 
  4. Tirolês: Trento.
  5. Occitano: Turim, Ligúria e Calábria. 
  6. Sassarese: Província de Sassari.
  7. Catalão: Sardenha.
  8. Esloveno: Trieste, Gorizia e Udine.
  9. Francês: Aosta.
  10. Grego: Apúlia                                                                                   

Primeiramente, outros locais e outros idiomas poderiam ser colocados nessa lista, porém, a intenção é mostrar a variedade. Além disso, mostrar a diversidade cultural dentro do mesmo país, muitas pessoas não sabiam disso. Contudo, isso só enriquece a experiência do turista. 

Por que existem tantos idiomas na Itália?

A princípio, essa variedade de idiomas se deve a pluralidade na história do país. Pois, antes do Império Romano se estabelecer, muitos idiomas já eram falados na Itália. Isso por causa da história dos colonizadores  do país, que eram de muitas regiões da Europa. 

Os locais eram divididos em macro regiões, e essas regiões foram divididas entre os colonizadores. Esses colonizadores eram de muitos lugares como, Espanha, França e Império Austro-Húngaro. Desse modo, até que a unificação fosse estabelecida, vários idiomas eram falados. 

E caso queira aprender o italiano, você pode começar pelo alfabeto, isso o ajudará. É sempre importante ter muita vontade, pois aprender um idioma exige esforço. Por fim, você pode assistir a séries e programas de TV em italiano, na Netflix você poderá encontrar esses programas.

Nesse artigo você viu como falar as cores em italiano e uma relação dos locais onde são falados os muitos idiomas da Itália, entre línguas e dialetos, assim como uma pequena história da origem desses idiomas.

Deixe seu comentário ou compartilhe.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *