6 belas músicas que você pode usar para aprender italiano sozinho
Link interno: https://cursodeitalianodefinitivo.com/2021/02/02/8-dicas-para-falar-italiano-basico-em-poucos-dias/
Durante o aprendizado da língua italiana as músicas são um importante elemento. Quando bem utilizada a escuta de músicas pode nos ajudar a ouvir melhor e conhecer novas expressões. Uma das vantagens de ouvir músicas em italiano é que assim podemos ouvir como falam os nativos e praticar de maneira mais tranquila. Um bom modo de se praticar quando está fora de casa e sem tanto foco quanto uma leitura ou outros exercícios em que o estudante precisa de uma ação direta.
Mas como nem tudo são flores, é necessário que aquele que está aprendendo o italiano tome alguns cuidados para que essa escuta sirva para o estudo. O estudante não pode fazer a escuta de forma mecânica, pois apenas ouvir por ouvir não permitirá que aquelas novas informações sejam absorvidas e agreguem ao seu conhecimento. Portanto, o ideal é que mesmo quando ouvindo uma música, você se desafie e preste atenção em tudo que é falado, para conseguir compreender e absorver novas informações.
E agora que já está claro a necessidade de se prestar atenção nestes fatores para que a escuta da música se torne uma etapa efetiva do seu aprendizado do italiano, segue abaixo 6 dicas de músicas escolhidas por mim pra te ajudar na sua jornada de conhecimento. São 6 músicas de níveis e estilos diversos que te permitirão absorver diferentes características da língua italiana. Na lista abaixo há diferentes estilos musicais, o que lhe permitirá conhecer um pouco da grande variedade musical italiana.
1.“Il Coccodrillo Come Fa?”
A minha primeira dica, é sim, uma música infantil. E este tipo de música pode ser um grande elemento para aqueles que estão iniciando seus estudos graças às características com as quais estas canções são compostas. Além dos seus ritmos animados e dançantes, que permitem que nossos filhos se entretenham. Estas músicas possuem letras mais fáceis, pois são feitas exatamente para aqueles que estão aprendendo a falar a língua. Assim, mesmo para nós adultos, ouvir músicas infantis permitirá um enriquecimento do vocabulário e um crescimento na nossa capacidade de entender o que ouvimos.
Para escolher qual música infantil indicar, eu fiquei na dúvida entre as canções “Il Coccrodillo Comme Fa?” e “Il Caffè Della Peppina”, pois ambas são bastante animadas, e permitem a quem as ouve conhecer bastante palavras diversas. Minha escolha se deu pelo fato da primeira canção ter uma letra mais simples, o que será mais amigável para iniciantes. As 2 canções foram apresentadas em diferentes edições do festival Zecchino d’Oro. O festival é focado na disputa de canções produzidas para o público infantil e muitas das canções que disputaram o festival tornaram-se muito famosas na Itália ao longo dos anos.
2 – “L’Italiano”
A segunda canção escolhida é um clássico e, portanto, é possível que você já a conheça. Falo da música “L’Italiano” de Toto Cutugno. Esta canção já exige um maior nível de compreensão do idioma que a escolha anterior, mas permitirá que o ouvinte ouça muito mais verbos sendo conjugados e um uso muito mais rico do vocabulário do que aquele encontrado em uma canção infantil. A forma que Toto canta esta belíssima música permite que aquele que está aprendendo compreenda bem cada palavra utilizada ao longo da canção. Ouça esta canção algumas vezes e depois leia sua letra, preste muita atenção para as variações do tempo verbal ao longo da letra, isso lhe permitirá compreender melhor como usar as expressões desejadas durante uma conversa.
3 – “Dio Come Ti Amo”
A minha terceira música é outro clássico. Graças a esta música, Gigliola Cinquetti ficou mundialmente conhecida e até hoje é cultuada como uma das grandes intérpretes da música italiana. A música faz parte da trilha sonora do filme “Dio come ti amo” lançado no ano de 1966
O filme tem uma sequência inteira com Gigliola cantando a canção enquanto o amado de sua personagem está prestes a partir em um avião. O filme, que foi um grande sucesso também nos cinemas aqui no Brasil, é também uma ótima pedida para aqueles que estão aprendendo italiano.
Assim como na música anterior, a forma como esta canção é interpretada permite que o ouvinte compreenda bem cada palavra e facilita a compreensão para aqueles que ainda estão iniciando. Uma das vantagens desta canção em especial, é que pelo fato dela ser uma música lenta, característica de canções românticas do período em que fora lançada, ela permite que o estudante possa refletir bem sobre cada palavra e cada frase buscando a máxima compreensão do que está sendo falado.
4- “La solitudine”
Uma das canções mais famosas da cantora Laura Pausini, famosa não apenas na Itália, mas também aqui no Brasil, já foi muito tocada em nosso país e é provável que você já a tenha ouvido. Canção responsável pelo lançamento da carreira musical de Laura Pausini, “La Solitudine” possui uma grande importância e, portanto, não poderia estar de fora desta lista, além de todos os elementos linguísticos que ela traz para quem a ouve com atenção. Esta canção é a minha escolha, mas a discografia de Laura Pausini é realmente algo que não pode passar em branco por aqueles que buscam aprender a língua italiana.
5 – “Piove”
A minha quinta dica é um hip-hop. A canção é um dos primeiros sucessos do rapper italiano Lorenzo Jovanotti, ou apenas Jovanotti, como ele ficou mais conhecido. A canção possui um vocabulário um pouco mais desafiador do que as opções anteriores e será necessário que o estudante a ouça algumas vezes para conseguir compreender bem tudo que é dito pelo cantor ao longo da música.
Apesar de mais desafiadora, a música também é mais recompensadora, pois permitirá que o seu italiano dê um novo salto na escalada do aprendizado. Assim como Laura Pausini, Jovanotti possui outras letras mais desafiadoras e que deverão agradar aos estudantes que a escutarem, mas “Piove” é um bom caminho de início para conhecer a obra do artista. Caso você goste do gênero Hip Hop e deseje conhecer mais a obra de outros artistas italianos além de Jovanotti, poderá ouvir os trabalhos de artistas como Emis Killa, Enzo Dong, Guè Pequeno e Marracash. Todos estes são grandes nomes do rap italiano.
6 “Con Te Partiró”
Para finalizar nossa lista de indicações, eu não poderia deixar de citar este clássico de Andrea Bocelli. Uma das maiores vozes da música clássica italiana do tempo contemporâneo, Bocelli possui uma longa lista de interpretações consideradas essenciais. A escolha desta canção se deu, então, pelo seu vocabulário rico, que lhe permitirá conhecer algumas palavras novas ou meios diversos de utilizar palavras. A obra de Andrea Bocelli é extensa e muito bela, então eu indico que você aproveite todo este material para enriquecer o seu italiano e apreciar belas canções, que em sua maioria falam de amor.
Bônus – “Champagne”
Para finalizar eu não quis deixar de fora o clássico de Pepino di Capri. A música é intitulada “Champagne”, bebida produzida unicamente na França, mas é um dos grandes clássicos das canções de amor em italiano.
Então estas foram as minhas indicações musicais para você, que está aprendendo a língua italiana. Indico que você não ouça todas as músicas de uma só vez e busque aprender e absorver o máximo de cada uma delas. Através destas canções, você poderá acelerar o seu processo de aprendizado e conhecer mais da cultura da nossa tão querida Itália. Caso você ouça outras canções para aprender ou já ouviu músicas para te ajudar a aprender o italiano, deixe abaixo as suas próprias sugestões no comentário e também compartilhe esse post!
Share this content:
Deixe um comentário