11 erros em italiano que fazem você parecer com pouco conhecimento na língua
O idioma italiano é o quarto mais estudado do mundo, cheio de características próprias e um jeito especial na pronúncia.
Dessa forma, vamos conhecer 11 erros em italiano que fazem você parecer com pouco conhecimento na língua.
11 erros em italiano que fazem você parecer com pouco conhecimento na língua. Fonte: montaltonet
Então, vamos aos erros que você não deve cometer, se quiser realmente se passar por um italiano, ou, no mínimo conversar com um nativo, sem parecer um estranho. Confira!
1. Erros simples de pronúncia – Palavra “Birra”
Na hora de pronunciar o idioma italiano, os brasileiros poderão se confundir no que diz respeito à palavra“Birra”.
Isso porque, no Brasil, a palavra significa uma atitude inapropriada, por exemplo, uma criança rolando no chão do supermercado, porém, na Itália não funciona dessa forma.
Na Itália, birra significa cerveja, isso mesmo! Demais, não é? Então, antes de sair imaginando que só por serem palavras semelhantes, possuem o mesmo significado, não se confunda!
2. Erros simples de pronúncia – Palestra
No Brasil, a palavra “palestra”, quer dizer um evento em que você vai para ouvir um palestrante falar, ou, alguns palestrantes falarem, sobre determinado assunto.
Já na Itália, palestra significa “academia”. Então não se confunda, para não parecer com pouco conhecimento na língua italiana.
3. Erros simples de pronúncia – Bravo
No Brasil, a palavra “bravo” remete a uma pessoa sem paciência, que está emburrada com alguma coisa ou com algum problema.
Já, na Itália, bravo significa um elogio, ou, mesmo parabéns. E, assim, temos mais uma palavra que se assemelha ao português, porém, ambas não se confundem.
4. Frases repetidas
Imagem (Blog itravel)
O idioma italiano é famoso por se destacar em trava-línguas, e por isso é considerado um dos mais complicados de se entender.
Então, se você é um estudante da língua, e começa a repetir frases, e os famosos travas-línguas, certamente irá parecer alguém com pouco ou nenhum conhecimento da língua, que basicamente está com frequência repetindo frases feitas e já conhecidas.
Em suma, estude o idioma, para não ficar repetindo as mesmas frases ou os mesmos versos.
5. Gesticular demais e falar de menos
Os italianos são famosos por conversarem gesticulando, porém, eles também falam apesar dos gestos. Então, se você é um estudante e abusar dos gestos, claramente estará demonstrando que está gesticulando demais, por saber de menos.
Lembre-se: se você sabe a pronúncia correta, os gestos irão agregar, e não dar o real sentido às frases, sendo apenas uma opção e não uma obrigação, tá bom?
6. O uso do Ciao
Essa é uma das palavras italianas mais famosas do mundo, porém, muitos se enganam quanto a ela.
Isso porque, o “ciao” só deve ser usado com pessoas conhecidas, pois, ele se relaciona com uma questão de intimidade entre as pessoas, não devendo ser usado em qualquer ocasião, com qualquer pessoa.
Então, se você não tiver intimidade com a pessoa, cumprimente-a com um “salve” , que significa “olá”, e “arrivederci”, que significa “até logo”.
Ou seja, não saia falando “ciao” para todo mundo, viu? Na verdade, em vários idiomas ocorrem essa característica de proximidade com determinadas palavras, então é preciso conhecer o idioma.
7. Não conversar com um nativo
É isso mesmo, apesar de estranho, se você não conversa com um nativo, mas apenas com estudantes ou treina sozinho, você não consegue aprender as principais gírias e palavras do idioma.
Então, treine com um nativo, existem diversos cursos, treinamentos online, e oportunidades para conversar com um italiano, e não correr o risco de não saber ou não entender uma palavra ou gíria nova.
8. Focar apenas na gramática
Outro erro que faz você parecer com pouco conhecimento na língua italiana, é focar apenas na parte da gramática, estudo literal das palavras contidas no dicionário do idioma italiano.
Isso porque, o idioma é complexo e precisa estudar também a sua pronúncia, para que assim, você entenda aquilo que a gramática não poderá te transmitir, as gírias, os trava-línguas, as questões que se relacionam com a própria cultura italiana, e não estarão ligadas à parte da gramática.
Então, não deixe para depois, e inicie os seus estudos tanto na parte da gramática, quanto na pronúncia do idioma italiano!
9. Não estudar a cultura italiana
Esse erro é um dos mais importantes dentro dos estudos do idioma: Não estudar a cultura italiana!
Isso porque, um dos métodos mais eficazes de estudo, seja no idioma italiano ou em qualquer outro idioma, é conhecer e entender as origens daquela língua e de seu povo.
Então, estudar a cultura italiana, ampliando o conhecimento acerca da Itália, contextualizando toda sua origem, e entendendo com mais abrangência o sentido de suas palavras, assim como, gírias que percebem ao país, fará com que você compreenda o idioma melhor.
10. Não procurar o dicionário
Na hora de estudar o idioma, o dicionário é o material de apoio mais importante, e por isso precisa fazer parte da sua rotina, ainda que você já esteja fluente na língua.
Ou seja, não deixe de procurar o dicionário todas as vezes que achar necessário, não tenha vergonha de recorrer aquele que irá tirar todas as suas dúvidas.
Além do mais, há dicionários que trazem ainda significados de gírias e expressões no idioma italiano, o que te ajudará ainda mais durante os seus estudos.
11. Achar que já aprendeu tudo
Nesse item, temos um ponto bastante importante, porque aqui, o estudante acha que já aprendeu tudo, já está fluente, e então não precisa mais estudar e nem fazer treinos, já que domina o idioma.
Porém, isso é um erro grave, pois, a prática deve ser constante quando se trata dos estudos de um novo idioma, isso porque, por mais que saibamos bastante, nunca será o suficiente, quando não somos o nativo daquele país.
Assim, busque sempre explorar cada vez mais, faça cursos mais avançados de conversação e de imersão, explore cada vez mais o idioma em etapas que você não explorou.
Em suma, seja humilde para entender que apesar de saber muito, você não sabe tudo, e sempre haverá um pouco mais para aprender, seja um novo idioma, seja em qualquer outra área das nossas vidas!
Dica extra – Desistir do idioma não é uma opção
Esse é com certeza o maior erro de todos na hora de estudar o idioma italiano. Já pensou se todas as vezes em que você não entender um italiano, decidir desistir? Então, você nunca vai entender mesmo!
Ou seja, ainda que pareça improvável, busque aprimorar seus conhecimentos, estudar cada vez, conversar, treinar a pronúncia quantas vezes forem necessárias, e chegará o momento em que tudo se tornará mais simples.
Em suma, o idioma italiano além de simples, vale a pena ser estudado, por se tratar de um idioma tão bonito e com uma cultura tão rica, então hoje mesmo inicie seus estudos, e boa sorte!
Você viu nesse post, os 11 erros que fazem você parecer com pouco conhecimento na língua italiana. Deixe um comentário e compartilhe!
Share this content:
Deixe um comentário